Recreio Dirigido
“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos e meninas sem escola, mas,
mais triste, ainda, é vê-los enfileirados em sala sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para
a formação humana.” (Carlos Drummond de Andrade, in Poesia e Prosa, 1992)
mais triste, ainda, é vê-los enfileirados em sala sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para
a formação humana.” (Carlos Drummond de Andrade, in Poesia e Prosa, 1992)

O brincar é algo simples e, ao mesmo tempo, complexo, considerando o quanto este ato é importante e influencia o desenvolvimento do ser humano. A partir desta concepção, a equipe de profissionais da EMEB “Prof. Nilo Campos Gomes” repensou a práxis enquanto educadores, o espaço propiciado para as brincadeiras e o quanto a rotina tem contribuído para que este desenvolvimento ocorra de forma satisfatória. O recreio dirigido foi uma das propostas criativas pensadas, para garantir o momento da brincadeira, divertindo e promovendo interações, para a formação da identidade e a diferenciação pessoal.
O recreio é um momento da rotina diária escolar, que exige planejamento, pois integra o trabalho pedagógico, conforme revela as atividades apontadas no recorte de imagens, o que representa uma solução para melhorar a qualidade dos benefícios das brincadeiras para as crianças, além de favorecer a afetividade entre os envolvidos no processo e manter os alunos tranqüilos, fator que reflete na agitação durante e após o intervalo das aulas.
Para atender esta meta, a direção da EMEB ‘Prof. Nilo Campos Gomes” investiu em jogos e brinquedos e os inspetores e professores se uniram, apoiados pela coordenação, para organizar atividades diferenciadas e realizarem intervenções importantes para o trabalho pedagógico. Novas idéias surgem periodicamente, para que seja oferecido às crianças variadas possibilidades de jogos e brincadeiras.
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